Avaliação Neuropsicológica
O que é a Avaliação Neuropsicológica?
A avaliação neuropsicológica de crianças, adolescentes e adultos, é crucial para a elaboração de intervenções terapêuticas. Muitas vezes
parte pela busca de um diagnóstico diferenciado, com ou sem déficit cognitivo, dentre outros quadros de prejuízos psicológicos,
psiquiátricos ou de fatores biológicos, como do neurodesenvolvimento.
Ao identificar se há déficit cognitivo, por exemplo, avalia-se como isso pode influenciar não só a esfera acadêmica, mas também
aspectos sociais do sujeito. A detecção precoce de condições como TDAH (transtorno do déficit de atenção e hiperatividade) ou TEA
(transtorno do espectro autista) ajuda a evitar obstáculos futuros e direcionar intervenções precocemente.
Portanto, a busca por se identificar diagnósticos diferenciais é necessária, nestes casos. Assim, o diagnóstico guia estratégias específicas
para promover o progresso dessas pessoas. As intervenções são direcionadas para explorar todas as oportunidades de desenvolvimento,
proporcionando mais qualidade de vida em busca de se trabalhar aspectos positivos para sua vida e não, muitas vezes, de julgamento,
como é muito percebido em pessoas com o perfil de procrastinadores, preguiçosas, com prejuízos sociais ou acadêmicos e etc.
Complementando a avaliação médica, essa avaliação direciona intervenções adequadas em relação ao tratamento, orientações
psicológicas (individuais ou parentais), educacionais e ou profissionais.
parte pela busca de um diagnóstico diferenciado, com ou sem déficit cognitivo, dentre outros quadros de prejuízos psicológicos,
psiquiátricos ou de fatores biológicos, como do neurodesenvolvimento.
Ao identificar se há déficit cognitivo, por exemplo, avalia-se como isso pode influenciar não só a esfera acadêmica, mas também
aspectos sociais do sujeito. A detecção precoce de condições como TDAH (transtorno do déficit de atenção e hiperatividade) ou TEA
(transtorno do espectro autista) ajuda a evitar obstáculos futuros e direcionar intervenções precocemente.
Portanto, a busca por se identificar diagnósticos diferenciais é necessária, nestes casos. Assim, o diagnóstico guia estratégias específicas
para promover o progresso dessas pessoas. As intervenções são direcionadas para explorar todas as oportunidades de desenvolvimento,
proporcionando mais qualidade de vida em busca de se trabalhar aspectos positivos para sua vida e não, muitas vezes, de julgamento,
como é muito percebido em pessoas com o perfil de procrastinadores, preguiçosas, com prejuízos sociais ou acadêmicos e etc.
Complementando a avaliação médica, essa avaliação direciona intervenções adequadas em relação ao tratamento, orientações
psicológicas (individuais ou parentais), educacionais e ou profissionais.
Quando é importante considerar uma avaliação neuropsicológica?
A avaliação neuropsicológica é relevante quando deficiências cognitivas afetam a vida diária e
relacionamentos. O relatório gerado a partir dos dados identifica causas e estágios de anormalidades,
direcionando para especialistas. Sinais que indicam essa necessidade incluem:
relacionamentos. O relatório gerado a partir dos dados identifica causas e estágios de anormalidades,
direcionando para especialistas. Sinais que indicam essa necessidade incluem:
Perda de memória
Déficit das funções executivas
Dificuldade para se concentrar
Déficit de atenção
Déficit de raciocínio
Dificuldades de aprendizagem
Dificuldade com resolução
de problemas
de problemas
Déficit das habilidades
perceptivas e motoras
perceptivas e motoras
Para quem é indicado?
A Avaliação Neuropsicológica é indicada tanto para
crianças e adolescentes quanto para adultos que
apresentem dificuldades em áreas como atenção,
concentração, memória, aprendizagem,
linguagem, comportamento e habilidades sociais.
crianças e adolescentes quanto para adultos que
apresentem dificuldades em áreas como atenção,
concentração, memória, aprendizagem,
linguagem, comportamento e habilidades sociais.
Investigação de TDAH.
Investigação do espectro autista (TEA)
Altas Habilidades
Déficit Cognitivo e outros transtornos
do neurodesenvolvimento
do neurodesenvolvimento
O que é TDAH?
O TDAH, ou Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, é uma condição
neurobiológica de origem genética que surge na infância e persiste ao longo da vida. Este
transtorno é caracterizado por sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade.
neurobiológica de origem genética que surge na infância e persiste ao longo da vida. Este
transtorno é caracterizado por sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade.
Existem 3 tipos de TDAH:
Desatento
Hiperativo
/Impulsivo
/Impulsivo
Tipo misto/
Combinado
Combinado
Na infância, o TDAH frequentemente está relacionado a dificuldades escolares, bem como nas interações
com colegas, pais e professores. As crianças podem ser vistas como distraídas, perdidas em pensamentos
e muitas vezes agitadas, parecendo ter uma energia constante. Embora meninos possam exibir mais
hiperatividade e impulsividade, ambos os sexos compartilham sintomas de desatenção.
À medida que essas crianças se tornam adultas, elas enfrentam desafios em manter o foco em tarefas
diárias e profissionais, além de lidar com aparentes problemas de memória que na verdade estão
associados, geralmente, a dificuldade da velocidade do processamento das informações. Eles
frequentemente parecem inquietos, têm dificuldade em permanecer concentrados em uma única
atividade e podem agir impulsivamente. Avaliar o impacto de seu comportamento nos outros e em si
mesmos também pode ser complicado para eles, às vezes sendo percebidos como egoístas, preguiçosos,
desorganizados e procrastinadores. Além disso, adultos com TDAH têm maior probabilidade de lidar com
questões adicionais, como abuso de substâncias, ansiedade e depressão.
com colegas, pais e professores. As crianças podem ser vistas como distraídas, perdidas em pensamentos
e muitas vezes agitadas, parecendo ter uma energia constante. Embora meninos possam exibir mais
hiperatividade e impulsividade, ambos os sexos compartilham sintomas de desatenção.
À medida que essas crianças se tornam adultas, elas enfrentam desafios em manter o foco em tarefas
diárias e profissionais, além de lidar com aparentes problemas de memória que na verdade estão
associados, geralmente, a dificuldade da velocidade do processamento das informações. Eles
frequentemente parecem inquietos, têm dificuldade em permanecer concentrados em uma única
atividade e podem agir impulsivamente. Avaliar o impacto de seu comportamento nos outros e em si
mesmos também pode ser complicado para eles, às vezes sendo percebidos como egoístas, preguiçosos,
desorganizados e procrastinadores. Além disso, adultos com TDAH têm maior probabilidade de lidar com
questões adicionais, como abuso de substâncias, ansiedade e depressão.
Como é feito o processo avaliativo em crianças e adultos?
Esta avaliação é geralmente solicitada por médicos como psiquiatras, neurologistas ou neuropediatras,
para orientar diagnósticos e tratamentos adequados, e como psicóloga especializada em
neuropsicologia, conduzo essas avaliações neuropsicológicas.
para orientar diagnósticos e tratamentos adequados, e como psicóloga especializada em
neuropsicologia, conduzo essas avaliações neuropsicológicas.
Em média de 6 a 8 sessões
podendo ser mais ou menos
podendo ser mais ou menos
Entrevista inicial com paciente (ou pais)
Aplicação de testes psicológicos
executivos e práticos e Escalas Qualitativas
executivos e práticos e Escalas Qualitativas
Avaliação clínica
Contato com escola e ou profissionais que
acompanham o avaliado, se necessário
acompanham o avaliado, se necessário
Relatório final amplo e entregue
na sessão de devolutiva
na sessão de devolutiva
Avaliação Neuropsicológica
Infantil
A Avaliação Neuropsicológica Infantil é um processo
especializado e lúdico que investiga o funcionamento
cognitivo e emocional das crianças. É uma ferramenta
essencial para ajudar a identificar dificuldades e transtornos
neuropsiquiátricos, como TDAH e autismo.
Além disso, pode proporcionar uma compreensão
aprofundada das necessidades individuais da criança por
meio de testes padronizados, observações comportamentais
e interações sociais, oferecendo informações cruciais para
intervenções terapêuticas personalizadas, promovendo
assim, o crescimento e bem-estar da criança.
especializado e lúdico que investiga o funcionamento
cognitivo e emocional das crianças. É uma ferramenta
essencial para ajudar a identificar dificuldades e transtornos
neuropsiquiátricos, como TDAH e autismo.
Além disso, pode proporcionar uma compreensão
aprofundada das necessidades individuais da criança por
meio de testes padronizados, observações comportamentais
e interações sociais, oferecendo informações cruciais para
intervenções terapêuticas personalizadas, promovendo
assim, o crescimento e bem-estar da criança.
Importância dos resultados
Os resultados obtidos na Avaliação
Neuropsicológica são valiosos para pacientes,
familiares, educadores e profissionais de saúde.
Eles fornecem uma compreensão clara das
habilidades cognitivas e emocionais do indivíduo,
orientando estratégias para o desenvolvimento
pessoal, acadêmico e social.
A partir desse diagnóstico detalhado, é possível
estabelecer uma abordagem terapêutica
personalizada, visando à promoção do
crescimento, autonomia e qualidade de vida do
paciente.
Neuropsicológica são valiosos para pacientes,
familiares, educadores e profissionais de saúde.
Eles fornecem uma compreensão clara das
habilidades cognitivas e emocionais do indivíduo,
orientando estratégias para o desenvolvimento
pessoal, acadêmico e social.
A partir desse diagnóstico detalhado, é possível
estabelecer uma abordagem terapêutica
personalizada, visando à promoção do
crescimento, autonomia e qualidade de vida do
paciente.
Modalidade do atendimento
Primeira sessão com disponibilidade Online e os demais
atendimentos são feitos 100% presenciais.
atendimentos são feitos 100% presenciais.
O maior conhecimento que podemos
adquirir é a profunda compreensão da
nossa própria essência e emoções.
adquirir é a profunda compreensão da
nossa própria essência e emoções.
Horários de atendimento:
Segunda a sexta das 08h às 20h
- (19) 98807-3451
- saudavelpsique@gmail.com
- @saudavelpsique
-
Av Francisco Glicério 297 - Centro,
Campinas - SP